terça-feira, 15 de junho de 2010

Intercâmbio - Parte II

Eis que venho aqui novamente, contar minhas peripécias, situações e experiências obtidas com o meu preparo para o intercâmbio.
Esse mês de junho foi o mais tumultuado e corrido de todos os que tenho lembrança (e olha que ele tá apenas na metade). Tive momentos extremamente estressantes, mas ao mesmo tempo tive outros ímpares e profundamente emocionantes.
Começarei pelos 'maus' momentos, né?! ... Ou será que eu poderia dizer, momentos desesperadores?
Recebi vários e-mails da Universidade que irei estudar (não que isso seja ruim, mas foram mais pepinos para eu resolver em pouco tempo) e em um deles, eu já tomei conhecimento do lugar aonde morarei: Skejbyparken. Pelo que eu entendi, trata-se de um prédio só com moradores estudantes (lado bom, uma vez que a chance de eu ter vizinhos chatos diminui drasticamente hehehe). Na verdade, não sei se é um prédio só, ou um conjunto de três prédios. Bom, mas o que importa é que nele estarão locados CENTO E CINQUENTA estudantes divididos em apartamentos para duas pessoas, que são constituídos de dois quartos, um banheiro e uma cozinha. Ou seja, coisa boa também, pois terei meu próprio quarto e dividirei a cozinha só com mais uma pessoa e não um batalhão de 15 famintos. Com isso, será mais fácil ter controle de tudo, pois, caso eu não tenho comido algo, só me resta UMA pessoa suspeita -HA! rs
O problema nisso tudo é que eu não faço a mínima idéia de qual parte do mundo virá a pessoa com a qual dividirei a cozinha e também o banheiro (aff... fazer o quê, né?!).
Isso me aflige um pouco, pois a pessoa pode ser um saco, ser muito legal, falar uma outra língua que nunca tive contato... Aí vai ser lindo, eu falando português com uma pessoa que fala japonês (uma língua que não sei NADA, por exemplo), ambos tentando se fazer entender em inglês, num país que fala dinamarquês (que sei menos coisas ainda hahaha). E a questão dos hábitos?? Das diferentes culturas?? É... vai ser uma experiência e tanto.
Outro e-mail foi para eu mandar documentos para a "confecção" da minha carteirinha de lá (eba!), outro foi para escolher as disciplinas que farei lá (que ainda não respondi, pois necessita MUITA análise e estudo aprofundado para não cometer uma burrada) e o último era para o pagamento do curso que farei antes do início das aulas, Destination DK.
Sobre esse curso, será algo assim: Um curso de duas semanas (de 02 a 14 de agosto), oferecido pela própria Aarhus Universitet, e que tem por objetivo o preparo de alunos (completamente despreparados, como eu) para se familiarizarem com a língua e cultura dinamarquesa. Essa primeira parte, a língua, será dada na parte da manhã, em sala de aula mesmo. A outra, cultura, será feita com passeios a museus, cinema, aulas também, sobre a cultura dinamarquesa/escandinava, culinária, entre outras coisas (ou seja, vou morrer de tesão e felicidade com essa parte! hahaha).
Tive mil compromissos na faculdade também (ai, confesso que tenho cada vez menos paciência com a UFJF... acho que meu tempo lá já está saturado).
Agora a parte ótima!
Fui a Ribeirão Preto no feriadão de Corpus Christi (é assim que se escreve?! o.O) e cheguei lá na quinta-feira às 5:30 da madrugada. Não é que não tinha só minha avó e meu tio, como de costume, como também minha prima, o namorido dela e minha tia?! Todos me esperando, apitando e com "bexigas" (como eles as chamam lá) nas cores vermelha e branca, uma bandeira de papel da Dinamarca na parede e um café-da-manhã de rei. Foi extremamente emocionante e prazeroso aquele momento.
Ao mesmo tempo foi triste, pois eu sabia que aquele seria um dos últimos momentos que passaria junto à minha família materna por um longo período de tempo. A minha prima Titi fez uma grande e excelente programação nos dias que estive lá e cada uma das coisas foi mais legal que a outra. Fui a lugares incríveis, comi muito bem, passeei bastante, vi muito gente bonita e conheci muita gente legal.
Deu para me despedir também de um outro tio, tia e de uma prima, que não via há mais tempo ainda.
Foi uma pena que o único que não consegui ver foi o meu primo Gui, que sei que não pode ir devido a problemas que nós, quando estamos na fase adulta, temos que enfrentar... o mais chato de todos: TRABALHO! =/
Mas entendo perfeitamente e não fiquei chateado. Só triste mesmo, por não ter me despedido pessoalmente dele.
Bem, é isso! This is it! rs
Tem muitas outras coisas sendo resolvidas nesse momento, mas isso é coisa para uma próxima postagem! Até breve... ^^
P.S: Deixo aqui uma foto área da cidade Århus, presente no manual do intercambista que recebi recentemente pelo correio: ^^ (aquele monte de prédios amarelinhos com muitas árvores no entorno é o campus da Aarhus Universitet)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Intercâmbio - Parte I

Depois de MIL anos sem postar nada no meu blog, resolvi reativá-lo devido às novas circunstâncias ocorridas na minha vida ultimamente, mais precisamente nas últimas horas!
Agora é FATO! A mais importante etapa da minha vida, até o momento, acaba de se tornar realidade.
No exato dia 22 de março de 2010, estava eu a navegar no site da UFJF para resolver problemas no SIGA (como sempre), quando vi uma chamada para o que dizia ser o maior processo de intercâmbio da UFJF na história. Como a-do-ro tomadas sensacionalistas, decidi verificar tal notícia. Ao terminar de ler todo o edital de seleção, percebi que aquele era o meu momento e, caso não tentasse agora, talvez depois seria tarde demais, ou até mesmo impossível.
Sonho em fazer um intercâmbio para a Europa desde que me entendo por gente, e sempre comentei que se eu morresse sem antes pisar lá, morreria extremamente frustrado e infeliz.
Então, do nada, via a universidade a qual tenho vínculo desde 2003 (devido ao ex CTU) delimitando a oportunidade de intercâmbio para a Dinamarca, na universidade da cidade de Århus (Aarhus Universitet), para só e somente alunos de Letras. O melhor estava na seleção, prova de inglês, que é a língua estrangeira que possuo maior familiaridade, e análise de currículo, que modéstia a parte, o meu é bem bom, ok?! rs
Fiz minha inscrição no último dia, 26 de março, e a prova foi já no dia 29 (cabulosa por sinal... e muito da inútil, pois não mede nunca a sua capacidade comunicativa ou de escrita na língua em questão). Passei naquele martírio e dali já fiquei extasiado. Estava entre um número de pessoas menor do que o tanto de vagas destinadas ao intercâmbio. Eram 5 vagas e fomos 4 passantes na prova de inglês, a única etapa eliminatória.
Depois disso tudo, tivemos a tal análise do currículo, histórico, documentos e carta de motivação. Pois, apesar de todos termos uma vaga garantida na universidade eleita como a 63ª melhor do mundo, a UFJF só havia disponibilizado duas bolsas de auxílio. Levando em conta que os gastos na Europa são muito diferentes dos tidos aqui, uma bolsa não seria só bem-vinda, como também necessária.
Nas desventuras em série da minha vida, eis que um fato se concretiza como algo simplesmente estupendo. Levando em conta a prova da língua e da 2ª etapa, consegui o 1° lugar desse intercâmbio UFJF (Brasil) - AarhusUniversitet (Dinamarca), e, consequentemente, uma das bolsas já é minha!
Agora, farei o máximo que puder para deixar as notícias sobre as minhas peripécias escandinavas, nórdicas e européias aqui neste blog e no outro que possuo (e que está mais às traças que este), para que eu ainda tenha uma proximidade com as pessoas que gosto aqui do Brasil.
Também quero deixar esse blog sempre atualizado, por ser esta uma oporturnidade única e maravilhosa, que, sinceramente, precisa ser expressa e partilhada!
Boa sorte para nós! Um abraço!