quinta-feira, 8 de abril de 2010

Intercâmbio - Parte I

Depois de MIL anos sem postar nada no meu blog, resolvi reativá-lo devido às novas circunstâncias ocorridas na minha vida ultimamente, mais precisamente nas últimas horas!
Agora é FATO! A mais importante etapa da minha vida, até o momento, acaba de se tornar realidade.
No exato dia 22 de março de 2010, estava eu a navegar no site da UFJF para resolver problemas no SIGA (como sempre), quando vi uma chamada para o que dizia ser o maior processo de intercâmbio da UFJF na história. Como a-do-ro tomadas sensacionalistas, decidi verificar tal notícia. Ao terminar de ler todo o edital de seleção, percebi que aquele era o meu momento e, caso não tentasse agora, talvez depois seria tarde demais, ou até mesmo impossível.
Sonho em fazer um intercâmbio para a Europa desde que me entendo por gente, e sempre comentei que se eu morresse sem antes pisar lá, morreria extremamente frustrado e infeliz.
Então, do nada, via a universidade a qual tenho vínculo desde 2003 (devido ao ex CTU) delimitando a oportunidade de intercâmbio para a Dinamarca, na universidade da cidade de Århus (Aarhus Universitet), para só e somente alunos de Letras. O melhor estava na seleção, prova de inglês, que é a língua estrangeira que possuo maior familiaridade, e análise de currículo, que modéstia a parte, o meu é bem bom, ok?! rs
Fiz minha inscrição no último dia, 26 de março, e a prova foi já no dia 29 (cabulosa por sinal... e muito da inútil, pois não mede nunca a sua capacidade comunicativa ou de escrita na língua em questão). Passei naquele martírio e dali já fiquei extasiado. Estava entre um número de pessoas menor do que o tanto de vagas destinadas ao intercâmbio. Eram 5 vagas e fomos 4 passantes na prova de inglês, a única etapa eliminatória.
Depois disso tudo, tivemos a tal análise do currículo, histórico, documentos e carta de motivação. Pois, apesar de todos termos uma vaga garantida na universidade eleita como a 63ª melhor do mundo, a UFJF só havia disponibilizado duas bolsas de auxílio. Levando em conta que os gastos na Europa são muito diferentes dos tidos aqui, uma bolsa não seria só bem-vinda, como também necessária.
Nas desventuras em série da minha vida, eis que um fato se concretiza como algo simplesmente estupendo. Levando em conta a prova da língua e da 2ª etapa, consegui o 1° lugar desse intercâmbio UFJF (Brasil) - AarhusUniversitet (Dinamarca), e, consequentemente, uma das bolsas já é minha!
Agora, farei o máximo que puder para deixar as notícias sobre as minhas peripécias escandinavas, nórdicas e européias aqui neste blog e no outro que possuo (e que está mais às traças que este), para que eu ainda tenha uma proximidade com as pessoas que gosto aqui do Brasil.
Também quero deixar esse blog sempre atualizado, por ser esta uma oporturnidade única e maravilhosa, que, sinceramente, precisa ser expressa e partilhada!
Boa sorte para nós! Um abraço!

Nenhum comentário: